Projetos Concluídos

Compreendendo os Programas de Pós-Graduação na Região Norte: reunindo dados, unindo esforços

Grupo de pesquisa: Cartografia da produção científica na UNIR através de indicadores bibliométricos

Linha de Pesquisa: Produção científica

Data de Início Projeto: agosto/2016
Data de término projeto: julho/2017

Coordenadora: Ms. Pedro Ivo Silveira Andretta
Orientanda: Daiane Oliveira Costa; Flávia Barros da Silva

 

Cartografia Cultural: Sistema de Informações Geográficas para o Mapeamento do Patrimônio Cultural em Porto Velho

Resumo: A pesquisa tem como foco mapear o patrimônio cultural tangível e intangível do estado rondoniense, visando identificar as diferentes manifestações culturais existentes sobre o território e suas principais características. Nesse intuito, a pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem exploratória, utilizando ferramentas de coletas de dados em busca das características patrimoniais existentes, o que servirá de base para analises de representação de informação e para uma modelagem de dados espaciais, em PostGreSQL, com representação descritiva e posterior visualização em uma ferramenta SIG (Sistema de Informações Geográficas): Google Earth ou QGIS (Quantum SIG). O produto final do projeto será uma base de dados catalogada e indexada desses dados patrimoniais e culturais de Rondônia, com possibilidade de consultas em ferramentas SIG, com geração relatório dinâmico. Esse projeto visa também servir de subsídio para estudos – em disciplinas voltadas para representação da informação e gestão de políticas públicas – nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UNIR.

Grupo de pesquisa: Cartografia da produção científica na UNIR através de indicadores bibliométricos
Linha de Pesquisa: Produção científica

Data de Início Projeto: agosto/2015
Data de término projeto: julho/2016

Coordenadora: Drª. Joliza Chagas Fernandes
Orientanda: Janete Duarte Alves Ferreira; Maria Fernanda Mota

 

Análise da formação e produção científica dos docentes da Universidade Federal de Rondônia: aproximações e perspectivas

A pesquisa abordará considerações de ordem bibliométrica sobre a formação e produção científica dos docentes da Universidade Federal de Rondônia entre os anos de 2000 a 2014, visando à identificação de seu fluxo tomando os diferentes campi, núcleos e departamentos. Para tanto, será empregado um estudo de caso por meio de uma abordagem exploratória de ordem qualitativa, trabalhando com a coleta de dados de formação e produção científica dos docentes a partir da mineração de dados do Currículo Lattes. Ao final do projeto, será produzido um relatório com algumas análises dos indicadores e perspectivas para melhor aproveitamento da massa crítica e capital intelectual dos docentes da UNIR bem como serão gerados relatórios com mapas da formação e produção docente, que poderão ser disponibilizados no Portal da UNIR.

Grupo de pesquisa: Cartografia da produção científica na UNIR através de indicadores bibliométricos
Linha de Pesquisa: Produção científica

Data de Início Projeto: agosto/2015
Data de término projeto: julho/2016

Coordenador: Me. Pedro Ivo Silveira Andretta
Orientanda: Luany de Oliveira Neiva; Natan Gomes de Sousa

 

Gestão Documental na UNIR

Resumo: Este projeto tem como propósito iniciar às ações de Gestão Documental na UNIR, especificamente, na PROCEA, tendo como foco as seguintes dimensões de trabalho: (1) análise preliminar da documentação; (2) levantamento documental do acervo; (3) Identificação das Unidades geradoras de documentos, necessária para elaboração da Tabela de Temporalidade Documental (TTD), de acordo com a legislação em vigor; (4) Definição e implantação de procedimentos técnicos, normas e rotinas de organização e gestão dos documentos dos Arquivos da PROCEA, tendo como base a Teoria de Fundo Arquivístico .

Grupo de pesquisa: Gestão Documental na UNIR
Linha de Pesquisa: Arquivologia

Data de Início Projeto: agosto/2014
Data de término projeto: julho/2015

Coordenadora: Ma. Aurineide Alves Braga
Vice Coordenadora: Drª. Joliza Chagas Fernandes
Orientanda: Blanca Bastos Martins da Silva

 

Visibilidade das citações em lingua portuguesa e estrangeira das dissertações defendidas no Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental da UNIR, uma análise bibliométrica.

Orientador: Luis Fernando Maia Lima
Orientando: Dávilla Vieira Odízio da Silva
Período: 2012/2013